Cuidados para retornar ao lar após enchentes
A água baixou e o retorno para casa foi liberado pelas autoridades locais. Quais os procedimentos seguros devem ser realizados para que esse voltar ao lar seja seguro para a sua saúde e de sua família?
Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, SUS e Ministério da Saúde, alguns cuidados são essenciais:
Limpeza da lama
Para limpeza da lama residual das enchentes, recomendá-se a utilização de máscaras, luvas e botas de borracha como proteção. Se não tiver esses itens, improvise com sacos plásticos. O importante é evitar o contato direto da pele com os resíduos. Essa medida previne, por exemplo, o desenvolvimento da leptospirose.
Remova os entulhos com o axílio de rodo e pá. Passe água nos excessos de lama para que as superfícies fiquem aparentes.
Para desinfetar o local faça uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, na proporção de 20 litros de água, duas xícaras de chá (400 mL) de hipoclorito de sódio a 2,5% (4 colheres de sopa de água sanitária e para 1 litro de água). Aplique nos locais contaminados com lama, deixando agir por 15 minutos. Para finalizar, limpe os ambientes com água e sabão, retire o excesso com pano e deixe secar. Mantenha todos os comodos da casa arejados.
Limpeza de reservatório de água
É de extremamente necessário a limpeza de reservatórios domésticos de água (caixa-d’água e cisternas). Nas enchentes, o sistema doméstico de armazenamento de água pode ser contaminado, mesmo quando não atingido diretamente pela água da enchente: o sistema de distribuição de água pode apresentar fissuras/vazamentos nas tubulações, cujo contato e entrada de água poluída permitem a contaminação da rede. Para limpar e desinfetar o reservatório (caixa-d’água), recomenda-se:
1) Esvaziar a caixa-d’água e lavá-la esfregando bem as paredes e o fundo. Nesse procedimento, devem-se usar botas e luvas de borracha.
2) Esvaziar a caixa-d’água completamente; retirar toda a sujeira encontrada, utilizando pá, balde e panos.
3) Após a limpeza da caixa-d’água, colocar 1 litro de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada 1.000 litros de água do reservatório.
4) Abrir a entrada (registro ou torneira) da caixa-d’água e enchê-la com água limpa.
5) Após 30 minutos, abrir as torneiras da casa por alguns segundos, para entrada da água clorada na tubulação doméstica.
6) Aguardar 1 hora e 30 minutos para que ocorra a desinfecção do reservatório e das canalizações.
7) Abrir as torneiras da casa e aproveitar a água liberada nesse momento, para limpeza geral de chão e paredes.
Alimentos e bebidas
No caso de enchentes, é perigosa qualquer tentativa de reaproveitamento dos alimentos que entraram em contato com as águas de enchentes, eles deverão ser descartados. Jogue fora medicamentos e alimentos (frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leites e derivados, enlatados etc.) que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, pois, ainda assim, podem estar contaminados.
O mesmo equivale para água. Procure beber sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes, e a utilize no preparo dos alimentos, especialmente das crianças menores de um ano. Para garantir que a água é segura para consumo, ferva-a por ao menos um minuto, ou adicione duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% (água sanitária) para cada litro de água.
Roupas, roupas de cama, mesa e banho
Se os itens ficaram encharcados pela água, a bibliografia de referência indica o descarte, infelizmente! Se foram molhadas dentro do guarda-roupa, a recomendação é lavar, deixar de molho em água fervente e secar muito bem ao sol. O imporante também é avaliar o estado das peças e descartar o que estiver totalmente contaminado.
Móveis e estofados
Itens absorventes como colchões e sofás que ficaram submersos na água devem ser descartados. Se não foram completamente encharcados pela água, podem ser recuperados. Basta passar uma água por cima e colocar para secar ao sol. A exposição à luz solar mata os vírus e as bactérias que podem causar infecções, como leptospirose e hepatite Já os itens com superfície não absorventes como cadeiras, mesas, estantes, podem ser reutilizados após higienização, avalie a possibilidade de reaproveitamento.
Utensílios e Eletrodomésticos
Os itens da cozinha que são na maioria de superfície não absorvente podem ter reutilizados após devida higienização. Brinquedos de plástico podem ser higienizados com a solução de água e água sanitária e reutilizados. No caso das pelúcias, vale a recomendação dos sofás e colchões.
Eletrodomésticos não devem ser descartados, pois muitos deles não deterioram em contato com a água, eles voltam a funcionar. Faça a higienização correta para desinfetar e deixe secar bem por alguns dias antes de ligar novamente.

Fonte: GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE 5ª edição revisada e atualizada. Ministério da Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_5ed_rev_atual.pdf