Um churrasco de fundamento!


Texto: Um churrasco (em vermelho) de fundamento!
Você sabe o que fazer quando a peça de carne é daquelas mais firmezitas? Eu trouxe para ti as melhores dicas de como amaciar a carne pro churras perfeito!

1. Corte no sentido contrário ao das fibras: estratégia muito utilizada até mesmo para carnes nobres. O corte contra as fibras facilita o processo de mastigação.

2. Faça cortes superficiais sobre a carne: a utilizar essa técnica, você permite com que o calor penetre de forma mais rápida, acelerando o processo de cocção e deixando a carne mais macia.

3. Sele a carne: o processo de selagem é uma forma de amaciar o corte e preservar o “suco da carne”, o que deixa a proteína mais suculenta. A dica é selar o corte dos dois lados e depois, deixar descansando por um tempo, antes de inserir os temperos ou continuar a cocção.

4. Utilize o martelinho de carne: o famoso martelinho de bife também pode ajudar no churrasco. Basta bater o martelinho na carne, até que ela fique mais achatada.

5. E, por fim, existem os amaciantes de carnes, naturais (abacaxi, limão, laranja, mamão, kiwi) e industrializados (amaciante em pó e vinagre) que irão acelerar o processo. Para os amaciantes caseiros, é bem simples. Bata as frutas com um pouco de água no liquidificador e, em seguida, deixe a proteína imersa nesse líquido por alguns minutos ou horas (quanto mais duro o corte, maior o tempo necessário para que a marinada surta o efeito desejado). Para amaciantes industrializados, você deve despejar o produto, que geralmente é em pó, de maneira uniforme sobre o corte. O recomendado é utilizar de 5g a 10g de amaciante para cada 1kg de carne e deixar agir por aproximadamente 10 minutos.