Para uma pizza perfeita feita em casa


Vem aprender as dicas para a pizza feita em casa ficar perfeita!

Fermentação da massa: A fermentação adequada da massa é crucial para uma pizza saborosa, leve e com uma bela borda. Conforme a receita, a quantidade de fermento é em relação à farinha utilizada - 2% para dias quentes, 3% para dias frios.

Massa: Na hora do preparo, uma dica infalível para atingir o ponto da massa é misturar primeiro os ingredientes secos e depois os líquidos, deixando a massa homogênea. Outra coisa é cobrir a massa com pano seco para deixá-la descansando conforme a receita antes de abrir o disco de pizza.

Ingredientes: Uma boa pizza precisa ter uma excelente massa feita com fermento e farinha de qualidade, bem como os ingredientes da cobertura/recheio. Quanto mais fresco melhor. Um bom molho de tomate, um queijo que derreta bem e uma boa erva para trazer frescor, como o manjericão ou orégano.

Forno: A temperatura, o tempo e o posicionamento do alimento precisam estar alinhados para que o resultado final seja perfeito. Uma dica para pizza feita em casa é assar no forno elétrico em temperatura máxima por 6/8 minutos, ou em forno de fogão por 15 minutos. Ao final, a massa deve ficar crocante, mas não queimada; o queijo derretido, mas não líquido; tudo assado no ponto certo.

Equilíbrio entre massa e cobertura: A palavra de ordem é "equilíbrio". As camadas de sabores precisam ser balanceadas, nem exagerado nem muito pouco. A dica para perceber se uma pizza está balanceada é ao degustar, perceber que ela está leve. Se você comer um pedaço e parecer que comeu vários, algo não está certo.

Importante:
- Para pizza de massa extra fina, abra o disco com ajuda de um rolo de macarrão.
- Para pizza de chocolate (massa de chocolate Maria Inês), faça furinhos e pré-asse a massa por 4 minutos. Depois, para a cobertura, utilize chocolate forneável.